domingo, 25 de setembro de 2011

Flores de plástico X flores (simplesmente flores)




Eu quero que você plante flores, eu quero que você colha flores, eu quero que você escolha as flores e às harmonize com a arte que reflete o seu coração. Eu quero que você vá a floriculturas de verdade – com flores de verdade – e sinta o prazer de cuidar e cheirar algo tão vivo quanto o amor de sua alma e tão efêmero quanto a vida que pulsa em seu peito.
A arte representa o exclamar da relação individuada de um ser com o seu mundo – entendam-se aqui os vários mundos, internos e externos, reais e inventados. E porque escolher flores vivas às plastificadas? Pois entenda aqui, cada um é dono de suas escolhas. Porém, eu quero provocar suas escolhas, eu quero provocar a sua arte!
Agora imagine você comprando uma flor de plástico – da China, do petróleo – “é tão perfeita que parece real”, mas... não o é. “Ela não dá trabalho”. Nem o trabalho de admirá-la nos dá mais. Afinal aquele aglomerado de plástico está ali por estar, não precisamos aguá-lo, nem tocá-lo e nem sequer cheirá-lo. Este é o seu papel depois daquele primeiro vislumbre, o de ocupar aquele espaço. Aquela “orquídea” de poliestireno, se desgasta não em sua cor, mas em sua presença. Não se destaca mais às nossas vistas desde os primeiros dias. Aquela “orquídea” agora faz parte do ambiente, como uma parede lisa qualquer.
Veja bem o ritual de uma flor de verdade que chega a sua casa: A semente é plantada e regada todos os dias. Cresce então o caule com folhas tímidas que ganham coragem com o tempo e se despontam no vento levando a energia do sol para que, num estopim de beleza, floresçam as mais iluminadas flores. Algumas fazem lembrar-se por serem cheirosas, outras por suas exuberâncias e outras simplesmente por serem diferentes.  Lembremos de que cada mulher tem a sua preferida, cada homem deve saber a flor de sua mulher, do contrário, “um... rosas de novo...” Agora visualize você comprando flores, cheirando as margaridas, misturando diversas flores (girassóis, flores do campo, etc.) num mosaico colorido. Já na sua casa, você retirando as flores velhas e agora as substituindo por nova vida, novos aromas, renovando o ambiente – refletindo a vida, num pulsar de movimento e mudanças. Lá você, trocando a água ou regando as flores que permanecem na terra, as vendo crescer e florescer. Lá você presenteando a quem ama, toda semana, todo mês, toda data especial! Tornamos assim, com este carinho, cada flor única, que esta ali a nos cativar com um único propósito, de mostrar num soprar de vida, a sua beleza a enfeitar as nossas próprias.
Compre flores, plante flores, enfeite sua vida com flores. Nosso viver merece vida, nossos bem-quereres merecem receber flores perfumadas e coloridas! Mostre seu coração, mostre sua emoção, mostre o seu carinho e receba em flores a arte do seu viver!


Fernando Wolf
Sugestão de tema e inspiração: Paulo Wolf
Fotografia: Thayne Soldatelli Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário